Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Carrinho [0]


Depoimentos

  • Estou encantada com o convite da ESA/PE para atualizar os advogados do interior de Pernambuco a respeito da reforma do CPC. A direção está de parabéns por investir constantemente na capacitação contínua da nossa classe.

    Profa. Fernanda Resende (Recife/PE)

+ ver todos

Notícias

Em 19/06/2017 às 17:33

Começa o I Concurso de Juri Simulado da ESA-PE

Começou hoje (19), e segue até a próxima quinta-feira (22) o I Concurso de Júri Simulado promovido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB-PE. Doze faculdades de direito inscreveram seus alunos para a simulação de julgamento de processos reais formado por defesa, acusação e uma comissão julgadora composta por advogados voluntários que, ao final da disputa, apontarão os três melhores colocados para representarem Pernambuco em concurso nacional em Brasília (DF), no segundo semestre deste ano. “As notas serão atribuídas individualmente aos participantes, com observação da capacidade argumentativa e poder de persuasão, domínio do português e desenvoltura, além dos critérios éticos observados pela acusação e defesa”, comenta o coordenador Direito Penal da ESA, Yuri Herculano.

Serão 12 júris simulados sobre homicídios, tentados ou consumados. Os casos foram distribuídos aos participantes um mês antes do primeiro júri. Nesta segunda (19) o júri aconteceu na Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe, nos períodos da manhã, tarde e noite. Já nesta terça (20) a Faculdade de Direito do Recife (FDR) receberá as equipes, pela manhã e à tarde, à noite o concurso terá sequência na ESA. Na quarta-feira (21) a 2ª Vara do Júri de Recife, no Fórum do Recife/Joana Bezerra, receberá as equipes nos turnos da manhã e da tarde e na quinta (22), último dia do I Concurso de Júri Simulado, os júris serão realizados simultaneamente na 2ª Vara do Júri de Recife e no Forum Tomaz de Aquino Cyrillo Wanderley. “É muito importante a realização de eventos dessa natureza, porque eles possibilitam a união da teoria com a prática e o contato do profissional em formação com casos ocorridos na vida real, além de integração da comunidade acadêmica”, destaca Yuri Herculano.

As faculdades efetuaram as inscrições das equipes de alunos doando 50 Kg de alimentos não-perecíveis. Ao final foram arrecadados cerca de 600 Kg de alimentos, doados a pessoas necessitadas por meio do Banco de Alimentos que atende, além do Recife e Região Metropolitana, os municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina.

voltar