Notícias atualize-se e recomende!

Inova 2.0 reuniu profissionais da advocacia para discutir novidades da tecnologia no campo jurídico 21/05/2018

Os efeitos da quarta revolução industrial do direito direcionaram a organização do Inova 2.0, promovido ao longo da última sexta-feira (18) pela ESA-PE, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar, no Recife. A abertura do evento foi feita pelo presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte. Na plateia, diversos gestores do braço educacional da entidade, o conselheiro seccional Fernando Carvalho, presidentes e membros de comissões da OAB-PE e dezenas de advogados e advogadas.

O advogado Rafael Pontes de Miranda, presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico (Ceju) da OAB-PE, coordenou o encontro. Na iniciativa, ele contou com a parceria de Raquel Saraiva, presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e da Informação (CDTI) da Ordem no estado. “Precisamos saber quais as tecnologias estão disponíveis, conhecer as novas oportunidades e debater os limites éticos dos sistemas de informática”, destacou Pontes.

Ronnie Duarte enfatizou o empenho da entidade, principalmente por meio da ESA-PE, na realização de eventos que estimulem e aperfeiçoem habilidades e tragam mais conhecimento aos profissionais da advocacia. “É importante promover esse tipo de debate num tempo em que as coisas mudam e o futuro chega e se renova à velocidade da luz. Num mercado saturado, ele também permite que se descortinem outras oportunidades para os advogados e advogadas já que uma das grandes saídas hoje para fugir da concorrência avassaladora é buscar uma especialização”, completou.

Mais – Contratos de seguro e autenticação notarial, inovação e crescimento no universo digital, advocacia para startups, uso de inteligência artificial, proteção de dados e panorama das legaltechs no Brasil e no mundo estão entre os assuntos abordados no evento. Entre os palestrantes, nomes como a consultora e professora Amanda Lima, referência em direito empresarial e das startups, blockchain e criptomoedas; Teco Sodré, empreendedor e CEO da IKEWAI Participações e Empreendimentos – holding de investimentos no Porto Digital; o advogado Erik Fontenele Nybo, fundador da Edevo – escola de negócios, inovação e comportamento; Mauricio Kavinski, sócio fundador da OYSTR, empresa que desenvolve robôs de automação e integração para a área jurídica; o advogado Eduardo Hollanda Cavalcanti, especialista em proteção de dados; e Paloma Mendes Saldanha, professora e pesquisadora em direito e tecnologias da informação.

(Da Redação da OAB-PE)