Notícias atualize-se e recomende!

ESA-PE comemora adaptação agora em 2020 15/12/2020

Apesar do ano atípico, a Escola se adaptou e proporcionou troca de conhecimentos acadêmicos entre alunos, professores e profissionais.


A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), assim como os diversos segmentos da sociedade, enfrentou as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e se reinventou, adaptando-se a este novo cenário e continuando a fornecer os serviços acadêmicos e culturais à advocacia pernambucana. 

“Foi um ano desafiador e repleto de surpresas. Iniciamos 2020 com muitos planos e logo nos surpreendemos com a pandemia. Nos adaptamos e adequamos às necessidades dos profissionais e estudantes da área do Direito para continuar com a nossa proposta de assistência educacional com qualidade. Estou muito feliz com nossas conquistas em um ano tão desafiador. Espero que em 2021 consigamos mesclar os eventos presenciais com as novas tecnologias e plataformas incorporadas no período da pandemia”, comemora o diretor geral da ESA-PE, Mário Guimarães.

Contando com o apoio do presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista, foram realizadas “lives” no Instagram, totalizando 269 encontros entre abril e outubro, envolvendo os mais diversos temas, com participantes de todo o Estado de Pernambuco e, em determinados casos, com grandes nomes nacionais e internacionais.

A ESA-PE fechou parceria com a ESA Nacional, liderada pelo pernambucano Ronnie Duarte, para disponibilizar 21 cursos EAD inteiramente gratuitos aos advogados pernambucanos, ao tempo em que conseguiu 50% de desconto nas pós-graduações on-line ofertadas pela Escola Nacional.

E buscando profissionalizar os encontros acadêmicos, a Escola adquiriu as plataformas Zoom/Webinar e Google Meeting, em paralelo à criação de um canal no YouTube (TV ESA-PE). Nas novas plataformas, foram realizados eventos maiores e mais completos, totalizando 56 encontros entre abril e outubro de 2020. Por exemplo, a Pré-Conferência Estadual da Advocacia Pernambucana, que foi realizada na plataforma Zoom/Webinar e contou com mais de 3 mil participantes. Teve 150 palestrantes, sendo 53% de mulheres e 47% de homens, concretizando a atenção que a Escola dispensa à paridade de gênero.

Em paralelo aos eventos acadêmicos, a Escola desenvolveu um importante projeto social associando ao debate cultural, através de apresentações musicais e literárias, onde visou a arrecadação de doações para diversas instituições de caridade e de saúde voltadas ao combate da pandemia.

Para não deixar os advogados desassistidos quanto aos serviços ofertados corriqueiramente, houve a implementação do atendimento remoto do Tutor Pje e, no mesmo sentido, foi realizada a certificação digital através de videoconferência, o que possibilitou que o advogado continuasse tirando suas dúvidas relacionadas ao PJe e tivesse a possibilidade de emitir novo certificado digital ou de renová-lo, sem precisar sair de casa. 

Ainda no que se refere ao certificado digital, a Escola, em parceria com a Comissão Especial de Assistência aos Novos Advogados (CEANA), desenvolveu o projeto “Meu Primeiro Token”. Trata-se de uma iniciativa pioneira no país, em que o jovem advogado receberá, gratuitamente, o primeiro token e terá 50% de desconto na sua primeira certificação digital. 

Por fim, buscando dar maior transparência à parte financeira, foi implementado, em conjunto com a Comissão de Compliance da OAB Pernambuco, um novo, intuitivo e moderno portal da transparência, de modo que todo advogado possa verificar as receitas e despesas da Escola Superior de Advocacia da OAB Pernambuco. 

. Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE)

Rua Imperador Dom Pedro II, 346, 3º andar, Santo Antônio, Recife-PE

www.esape.com.br