Notícias atualize-se e recomende!

ESA-PE lança livro e documentário que resgatam os 35 anos de história da Instituição e os 200 anos do ensino jurídico em Pernambuco 02/10/2024

A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), braço educacional da OAB Pernambuco, (OAB-PE), lançou, na tarde desta terça-feira (1º de outubro),  o livro e um documentário sobre os “35 anos da ESA-PE e 200 anos do ensino jurídico em Pernambuco” que conta a história da Escola e sua contribuição para o ensino jurídico no estado de Pernambuco. O evento que aconteceu na sede da ESA-PE, no Recife, reuniu a diretoria da OAB-PE e da ESA-PE, com a presença do presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, e o diretor-geral da ESA/PE, Leonardo Moreira, além de ex-diretores e conselheiros da OAB-PE e ex-diretores da ESA-PE.


O lançamento aconteceu no evento de inauguração dos novos espaços que integram o projeto de ampliação da sede da ESA-PE. Em uma área de 128 m2, foram inaugurados uma nova sala de aula e um centro de estudos com um auditório e uma sala de estudos. Além disso, foi reinaugurada a galeria dos ex-dirigentes, que passou por mudanças para acompanhar a modernização do prédio da OAB-PE. O evento também contou com a exibição do vídeo documentário de comemoração dos 35 anos da ESA-PE, dirigido pela jornalista Silvia Bessa, com produção e execução da Huma Comunicação em parceria com a Executiva Comunicação. 


“É um prazer estarmos na ESA-PE fazendo uma entrega importante. Com os novos espaços para uso da advocacia pernambucana,  também  celebrando o lançamento do documentário e do livro dos 35 anos da história da ESA-PE, mostrando o resgate histórico da instituição, mas principalmente o fortalecimento da advocacia pernambucana”, destaca o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. “Com muita alegria estamos lançando o livro em comemoração aos 35 anos da nossa ESA, que retrata 200 anos de ensino jurídico no nosso estado porque Pernambuco é o berço da educação jurídica. Além disso, estamos muito felizes em inaugurar esses novos espaços no terceiro andar do prédio da OAB-PE, que contribuirão com o bem-estar dos nossos advogados e advogadas pernambucanos”, aponta o diretor-geral da ESA-PE, Leonardo Moreira.


O livro “35 anos da ESA-PE e 200 anos do ensino jurídico em Pernambuco” tem apresentação do diretor-geral da ESA-PE, Leonardo Moreira, e prefácio do diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte. A obra foi escrita pelas jornalistas Silvia Bessa e Andrea Pinheiro com projeto gráfico da Executiva Comunicação. “Foi um processo de criação longo e cuidadoso. Fomos em busca de criar um documento histórico que resgatasse os 35 anos da ESA e a influência dessa escola na formação do advogado pernambucano. Fizemos um trabalho de pesquisa documental e oral e chegamos à conclusão de que a ESA cumpriu a função que a academia, muitas vezes, não cumpria, que é a de ofertar especialização e formação extra para o advogado após a graduação. A Executiva Comunicação foi determinante desde a concepção do projeto do livro até a execução com um cuidado editorial que fez a diferença no resultado final”, enfatiza a jornalista Silvia Bessa. 


“São dois marcos históricos importantes – os 35 anos da ESA-PE e os 200 anos do ensino jurídico em Pernambuco – e nosso desafio foi criar um design para o livro que desse realce a essa relevância, com uma linguagem visual que unisse o passado e o presente de forma harmoniosa. Estamos muito orgulhosas do resultado, e de termos contribuído também com a execução do vídeo documentário”, destaca a jornalista Fabiana Galvão, sócia da Executiva Comunicação.


A ESA-PE foi fundada em 1989, com o nome de Escola de Aperfeiçoamento Profissional e, em 1993, foi chamada de Escola Superior de Advocacia (ESA), expandindo o papel da Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Pernambuco e contribuindo para a massificação de conhecimentos jurídicos. Tem a missão de aprimorar a formação de advogados e advogadas, aperfeiçoar o exercício da profissão, incentivar a pesquisa e o acesso a direitos da população. Traz consigo um patrimônio como facilitadora da qualificação e interiorização da educação jurídica, da formação de advogados de todas as regiões de Pernambuco, da inserção no mercado de trabalho, do aperfeiçoamento e da inclusão social e, mais recentemente, da inclusão digital.