Anotação positiva sobre EPI pode afastar risco para aposentadoria especial

Anotação positiva sobre EPI pode afastar risco para aposentadoria especial

Postado em 30/04/2025

A anotação positiva sobre o uso de EPI no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) pode afastar, por si só, o direito à aposentadoria especial.

Esse foi o entendimento firmado pelo STJ no Tema 1.090, sob o rito dos recursos repetitivos: o uso eficaz do equipamento descaracteriza, em regra, o risco laboral. Cabe ao segurado, no entanto, demonstrar a ineficácia do EPI — sendo suficiente gerar dúvida relevante sobre seu uso ou funcionalidade.

A decisão tem aplicação obrigatória nos tribunais de todo o país e impacta milhares de processos previdenciários.

Contudo, o trabalhador pode contestar essa presunção, demonstrando a ineficácia ou o não uso do EPI. Em caso de dúvida relevante, a decisão deve ser favorável ao segurado.

Acompanhe as atualizações jurídicas com a ESA-PE.

#ESAPE #OABPE #DireitoPrevidenciário #AposentadoriaEspecial #STJ

Pesquisar
Categorias